No ano de 1888, o paleontólogo britânico Harry Seeley classificou os dinossauros em dois grandes grupos, com base na natureza de sues ossos e articulações pélvicas, publicando seus resultados a partir de uma palestra que havia ministrado um ano antes. Os paleontólogos de seu tempo haviam dividido os dinossauros de várias maneiras, dependendo da estrutura de seus pés e na forma de seus dentes. A divisão de Seeley, no entanto, tem resistido ao "teste do tempo".
Reprodução da fotografia de Harry Govier Seeley (1839-1909).
(Desmond A. Archetyps and ancertors. pag.187).
Ele revisou os sistemas de classificação anteriores apresentados por outros paleontólogos e que dividia a tradicional ordem Dinosauria, preferindo a que havia sido apresentada pelo cientista estadunidense Othniel Charles Marsh, em 1878, que dividiu os dinossauros nas ordens saurópodes, terópodes, ornitópodes e estegossauros, sendo estas nomenclaturas amplamente utilizadas até hoje. No entanto, ele queria formular uma classificação que levasse em conta uma única diferença entre esses grupos.
Representação artística de Leptoceratops (Leptoceratops gracilis), espécie
que pertence ao grupo dos ornitópodes proposto por Marsh. Por Nobu Tamura.
que pertence ao grupo dos ornitópodes proposto por Marsh. Por Nobu Tamura.
E ele a descobriu na configuração dos ossos do quadril, propondo que as ordens de Marsh poderiam ser divididas nitidamente em dois grupos com base na mesma característica: tratam-se dos saurísquios e ornitísquios. Nos saurísquios (quadril de lagarto), o púbis é apontado para baixo, enquanto nos ornitísquios (quadril de ave), ele é voltado para trás, em paralelo ao ísquio, muitas vezes também apontado para frente, dando uma estrutura de quatro pontas.
Esquema que mostra em detalhes a classificação de Seeley.
Autor desconhecido.
Classificou ele, então, saurópodes e terópodes como saurísquios, e ornitópodes e estegossauros, como ornitísquios. Seeley observou que tais grupos eram tão diferentes entre si de forma que também propôs que os dinossauros não eram um grupo natural no todo, mas que teriam origens distintas; até que em 1980, quase um século depois, as novas técnicas de análise cladística mostram que os dinossauros realmente tinham ancestrais em comum no período Triássico.
O Alossauro (Allosaurus fragilis) é um exemplo de dinossauro saurísquio. Réplica de
esqueleto de Alossauro, no Museu de História Natural de San Diego. Fonte desconhecida.
O conceito de que "dinossauro" foi um termo inadequado para designar duas ordens distintas durou várias décadas na literatura científica e popular, e foi em 1960 que os cientistas começou-se a considerar novamente a possibilidade de que os grupos de Seeley estivessem mais intimamente relacionados entre si do que com outros arcossauros. Ao longo de sua carreira, Harry Seeley ainda descreveu e nomeou vários dinossauros, podendo ser considerado um dos maiores paleontólogos que já existiram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário